QUEM SOMOS NÓS?

 

O SINTRAMB foi fundado em 26 de março de 1991, fruto da luta de companheiros e companheiras que viram a necessidade dos servidores municipais de Bayeux possuírem uma entidade de classe para defender seus interesses.

Algumas pessoas estiveram na linha de frente deste processo, como Luiz Daniel Filho, Ivete Sena, Maria José Paulino, Gasparina Dias, Francisco de Assis Lins, um gari conhecido por “Zé Baixinho”, Antônio Inácio (hoje professor aposentado), Marinalva Santana, Maria Lúcia da Silva (na época, vereadora pelo PT), Socorro Freitas, Josinaldo Inácio, Heleno Alves e Eva Guedes. Esta foi a primeira direção do SINTRAMB.

Até 2010, o SINTRAMB esteve filiado à CUT (Central Única dos Trabalhadores), mas em dezembro deste ano, a base da categoria decidiu, em Assembleia Geral, filiar o sindicato à Conlutas, hoje CSP Conlutas (Central Sindical e Popular). Em abril de 2010, a categoria decidiu, durante o II Congresso da entidade, desfiliar o sindicato da CUT e delegou a uma Assembleia decidir para onde a entidade iria.

 A primeira grande ação do SINTRAMB foi recorrer – e ganhar – à Justiça do Trabalho o pedido para que todos/as servidores/as de Bayeux ganhassem, pelo menos, o salário mínimo, coisa que era desrespeitada pela Prefeitura de Bayeux, administrada por Lourival Caetano na época.

Outras lutas vieram e sempre a atuação decidida do SINTRAMB levou a categoria a conquistar mais vitórias, como os PCCR’s da saúde e educação, ambos em 2004, além do PCCR do pessoal de apoio, conquistado em 2012, sem falar na reelaboração do PCCR da educação em 2010 e ter contribuído para a confecção do PCCR dos vigilantes, em 2011.

A luta dos/as servidores/as municipais de Bayeux garantiu também a realização de eleições diretas para diretor de escolas. Hoje, das 29 escolas municipais, 21 já possuem diretor/a eleitos/as pela comunidade escolar. Outras ações foram feitas, vários movimentos realizados, sempre na perspectiva da defesa dos direitos dos/as servidores/as.

 

© SINFESA 1994 - 2019. Todos os direitos reservados. ®